slide

menu em imagem

Image Map

Use #colecionadoresdelivros no Instagram

[Resenha] Um mais um - Jojo Moyes



Um mais um
Autor: Jojo Moyes | Editora: Intrínseca | Edição: 1
Ano da edição: 2014 | Páginas: 320
Gênero: Romance

Sinope:
Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?

Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.

Para quebrar meu período de leitura de sagas, escolhi um romance leve, de Jojo Moyes, para relaxar um pouco. Não criei expectativas e me preparei para algo bem tranquilo, mas eu me surpreendi.



A Jojo traz um romance que envolve não apenas um casal, mas uma criança, um adolescente e um cachorro também. Além da carga de problemas de cada um dos lados. Embora a sinopse já seja clara na descrição do drama, deixo claro que a autora aborda separadamente os problemas de sobrevivência de Jess, com sua filha Tanzie e Nicky, que é seu enteado, mas que ela cria como filho, apesar de todas as dificuldades que enfrenta (algo que eu achei interessante, pois me lembrou da fibra de Lou de "Depois de você", um traço de esperança na humanidade que eu acredito que a Jojo talvez queira deixar implícito em suas personagens).

Do outro lado, há Ed, acostumado à vida facilitada pela segurança financeira que tem até então, mas que, em meio ao turbilhão de mudança de sua vida de uma forma muito ruim, encontra Jess e toda a sua bagunça e acaba se envolvendo, porém aí que algo se constrói, descontraidamente, com muito humor, leveza e, ao mesmo tempo, abordando assuntos bem sérios.

Há um clímax no livro, sim, há uma enxurrada de coisas ruins que acontecem, mas a história se trata de sobreviver, de sempre existir um jeito "apesar dos pesares". Eu recomendo esse livro, sim, para quem quer um romance leve, com uma mensagem forte, infelizmente, se virar filme, talvez eu goste de assistir, mas tenho a leve impressão de que ele vai ser um filme esteriotipado com cara de sessão da tarde da Globo. Por isso, espero que isso não aconteça.



Quem já leu esse livro? Conta para nós o que achou.

14 comentários:

  1. Hey, Alana!
    Olha quem está dando as caras depois de duzentos anos sem passar por aqui, rs!

    Então, minha experiência com a Jojo foi um caso louco. Amei Como eu era antes de você, não curti Depois de você e nem o outro romance da autora que li, Em busca de abrigo. Desde então, venho torcendo o nariz para suas obras, elas normalmente não me atraem... mas essa me atraiu. Achei interessante e me parece que esse romance traz algo um pouquinho diferente do que estamos acostumados a ver por aí. Não sei se lerei, mas é um livro que eu daria uma chance, sim.

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiiiii!

      Como eu acompanho seu blog e sei sobre sua falta de tempo, é uma honra ler um comentário seu hahaha

      De fato, os romances dela são leves e nem mesmo o romântico é tão intenso. Li apenas três livros dela e percebi um certo padrão, por isso acho que só vou ler mais um, porque o tenho, mas não pretendo comprar mais nenhum.
      Que bom que minha resenha mudou um pouco as chances que você daria a este livro.
      Espero que, se você tiver oportunidade, você leia.

      Beijão!

      Excluir
  2. Oi! Os livros da Jojo tem sempre um assunto para se refletir e ao mesmo tempo é leve. Espero ler esse em breve. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Que bom que você gosta da Jojo, confira mesmo.

      Beijos.

      Excluir
    2. OI! Obrigada pela visita no meu blog. Já sigo o seu <3

      Excluir
  3. Também acho super ruim quando pegam um livro ótimo e transformam num filme que tem só como objetivo ser puramente lucrativo. Mas o livro parece ótimo! Gosto de personagens fortes como a Lou, e a escrita da Jojo é maravilhosa <3

    Beijosss
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel

      Espero que você possa conferir em breve esse livrinho lindo.

      Beijos.

      Excluir
  4. Oi, Alana!
    É esse clima de sessão da tarde que me faz querer ler esse livro. Sempre adorei essa premissa e estou me perguntando porque ainda não li.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza

      hahahahaha sua sinceridade é o seu melhor.
      Eu me entedio rápido com o clima de sessão da tarde hahaha
      Então, não espere mais, leia e diga o que achou.

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Alana
    Eu tinha este livro e acabei trocando, não tem um enredo que chame muito minha atenção. Eu li da autora somente Como eu era antes de você e curti muito.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!

      Então, o enredo me chamou atenção, mas agora vejo que o estilo meio padronizado não me chama mais a atenção.

      Beijos.

      Excluir
  6. Oi!
    Eu nunca li um livro dela, porém vi o filme e tenho algumas amigas que já me falaram sobre as narrativas dela. Parece sempre muito intenso, romântico e com um pouco de chororô kkk, ainda assim parece uma escritora muito boa e que consegue mesmo conquistar s leitores!
    Gostei da sua postagem.
    Beijão
    www.a-toca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lua

      De minha parte não tem muito chororô não, e não tem muita melosidade também não, mas sim, é um bom livro leve para passar o tempo.
      Maaaas, é necessário gostar da temática de romances românticos não-sensuais e leves

      Obrigada, beijão!

      Excluir

Obrigada pela visita!
Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe aqui o link do seu blog que retribuirei a visita. Beijos ;*


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo