slide

menu em imagem

Image Map

Use #colecionadoresdelivros no Instagram

[Resenha] A Dança dos Dragões #5 - George R. R. Martin


A Dança de Dragões
Série: Crônicas de Gelo e Fogo #5
Autor: George R. R. Martin | Editora: Leya
Gênero: Literatura estrangeira; fantasia.
Páginas: 872 Edição: 2 (reedição)
Ano: 2012


SINOPSE:

A Dança dos Dragões (As Crônicas de Gelo e Fogo - Vol. V), da Editora Leya, traz a continuação de uma saga de aventura e luta pelo poder.
O Norte jaz devastado e num completo vazio de poder. A Patrulha da Noite, abalada pelas perdas sofridas para lá da Muralha e com uma grande falta de homens, está nas mãos de Jon Snow, que tenta afirmar-se no comando tomando decisões difíceis respeitantes ao autoritário Rei Stannis, aos selvagens e aos próprios homens que comanda.
Para lá da Muralha, a viagem de Bran prossegue. Mas outras viagens convergem para a Baía dos Escravos, onde as cidades dos escravagistas sangram e Daenerys Targaryen descobre que é mais fácil conquistar uma cidade do que substituir todo o seu sistema político e econômico de um dia para o outro.  Será que Bran vai conseguir enfrentar as intrigas e ódios que se avolumam e conquistar os Sete Reinos


Você já leu todos os cinco livros? Ou desistiu de ler e acompanha a série? Se nenhum desses caminhos foi trilhado por você, eu vos advirto: há SPOILERS.





O quinto livro segue a mesma formatação dos anteriores, dividido em capítulos não numerados, nomeados pelos nomes dos personagens por quem será narrada a continuação do livro. Como o Festim de Corvos (livro 4) e o Dança de Dragões iam ser um só livro, conforme explicado pelo próprio autor, por ter ficado imenso, ele dividiu nesses dois livros, de forma que no Festim de Corvos ele se atém a alguns personagens da obra, nos deixando na saudade dos demais, como Daenerys Targaryen, Jon Snow, Tyrion Lannister, considerados os personagens mais populares entre os fãs.


O quinto livro começa no mesmo momento em que começou o quarto livro, mas com a narrativa dos personagens que fizeram falta no Festim de Corvos, e lá pelas quinhentas páginas, retoma o curso do final do quarto livro e volta a integrar os demais personagens, como Arya Stark. Por ser um livro longo, com descrições detalhadas, com letras pequenas e quebra de raciocínio para um leitor que precisa pausar muito em decorrência da mudança de perspectiva a cada capítulo, levei 4 meses para terminar a leitura do livro, dentre muito tempo de estudo e trabalho, e dentre vários dias sem ler.


Mas nada disso, nem mesmo eu tendo prosseguido assistindo à série de TV, Game of Thrones, tirou o encanto de ler George R. R. Martin. A sabedoria das frases, dos diálogos marcantes, os personagens fortes, a expectativa de quem vai morrer ou naturalmente perder alguma parte do corpo ou da alma no próximo capítulo, o esperar pelo inesperado, a paixão platônica que aumentamos pelos personagens ao ler (e não apenas assistir) e descobrir como eles realmente pensam e o que realmente sentem, o humor inteligente e impagável de Tyrion Lannister que, diga-se de passagem, completam uma ironia que faz o anão apanhar quase todo o livro, naquele estilo: perco a vida, mas não perco a piada. Daenerys, mais forte do que nunca. Arya, ainda em fase de reencontrar sua força, mas continua uma personagem muito difícil de esquecer. Jon Snow, teimoso, sempre na corda bamba da decisão entre o certo e o legal.


O livro, quando aberto de orelha a orelha, forma essa imagem com arte maravilhosa:





Eis algumas frases enigmáticas dentre tantas:


Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca  vive apenas uma.


(...) palavras são  vento.

(...) homens honestos não precisam esconder seu rosto. (...)

 Alguns foram heróis, outros fracos, patifes ou covardes. A maioria era apenas homens; mais rápidos e mais fortes que os demais, mais habilidosos com a espada e o escudo, mas ainda presas do orgulho, da ambição, da luxúria, do amor, da raiva, do ciúme, ávidos por ouro, famintos por poder, e todas as outras falhas que afligiam meros mortais (...)

 Tyrion saltou do banco.– Meus irmãos anteriores foram completamente insatisfatórios. Espero maisdos novos. Agora, como faço para conseguir armas e uma armadura?– Quer um porco para cavalgar também? – perguntou Kasporio.– Ora, não sabia que sua esposa estava na companhia – disse Tyrion. – Émuita gentileza sua oferecê-la, mas prefiro um cavalo.



Recomendo e dou nota máxima ao mestre.



12 comentários:

  1. Oi, Alana!
    Menina, eu ainda estou criando coragem pra começar a ler A Tormenta de Espadas. Um dia eu chego em A Dança dos Dragões haahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!

      ahahaha
      Eu sei bem como é a sensação.
      Demorei 4 anos para começar a ler A Dança dos Dragões.
      Um hora você consegue, pelo menos já leu dois.

      Beijos

      Excluir
  2. OOOOOOOOOOI

    eu terminei de ler A Guerra dos tronos esses dias e já me encontro sedenta pelo segundo livro! Confesso que li o seu post meio por cima a partir do momento que você anuncia que vai ter spoilers, porque fiquei com medo de pegar algum que me tirasse a surpresa sobre algo,falei HAHAHAHA
    já vi a série toda (até onde foi lançado) mas dizem que nos livros as coisas são meio diferentes depois do primeiro, né? então fiquei com medinho de spoiler sim HAHAHAH

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooooooi Hellz

      Quanto tempo, hein?
      Aaaaaahhh sem problemas, eu também não leio quando tem spoilers hahaha
      Estou ansiosíssima pela nova temporada.
      Tem algumas coisas diferentes sim, mas adaptações são assim mesmo, não é?
      É o ônus que temos que suportar hahaha

      Beijos.

      Excluir
  3. Oi!!!
    Ainda não terminei de ler e por isso não li toda a sua resenha... MAS ESTOU ANSIOSA MDS! ADORO ESSE CARA PORQUE AS HISTÓRIAS SÃO INCRÍVEIS!
    Beijão
    http://www.a-toca.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lua

      ahahahahaha amei ler sua frase em caixa alta!
      Ele é demais mesmo.
      Ansiosa pela 7ª temporada.

      Beijos

      Excluir
  4. Oie
    Houve um tempo que eu queria ler esta série, mas acabou passando esta fase e acabei não lendo, mas sou curiosa.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa!

      Imagino que você tenha ao menos acompanhado a série de TV, não é?
      É uma baita quantidade de páginas.
      Espero que algum dia você se interesse novamente.

      Beijinhos.

      Excluir
  5. Oi Alana! Eu li com spoiler mesmo, eu não sei se um dia eu terei coragem de começar esses livros, só se um dia o autor finalmente terminar de escrever tudo hehehehe Mas que bom que vc continua curtindo a leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!

      Esse é um ponto bom de argumentação sobre ler ou não os livros deste autor hahaha
      Eu comecei a ler há 6 anos, então na época eu achava que iria sair logo o sexto livro hahaha
      Espero que algum dia você possa conferir.

      Beijos.

      Excluir
  6. Obrigado, maravilhoso post. Estou ansioso para assistir Game of Thrones 7 Temporada, o último capítulo me deixou super animado, o tempo restante já em breve para a transmissão e que é muito emocionante! Eu acho que todo o elenco tem feito um grande trabalho, é uma das minhas séries favoritas, tem uma grande história.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe aqui o link do seu blog que retribuirei a visita. Beijos ;*


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo