slide

menu em imagem

Image Map

Use #colecionadoresdelivros no Instagram

[Resenha] Branca de Neve - Irmãos Grimm


Branca de Neve
Autor
: Irmãos Grimm
Tradutor
: William Lagos
Ilustradora: 
Camille Rose Garcia
Págs: 80
Editora: Geração Editorial




Eu sempre tive uma certa atração por contos de fadas, mesmo que minha personalidade não condiga. Não que eu concorde com eles, ou que tenha alguma visão iludida. Não mesmo. Mas eu sou nostálgica e gosto de alimentar meus instintos infantis, da época em que eu me refugiava nesses contos e seus respectivos filmes. Eu gostava de ver a luta do bem contra o mal. Por isso, também, adquiri este livro. E pela beleza dele também.


Este livro não é longo e se sua história fosse retirada, eu diria que daria apenas umas 5 páginas de Word com fonte tamanho 12. Inclusive, está sob a autoria dos Irmãos Grimm, ou seja, é a tradução do texto original (e, portanto, com alterações mais sombrias em relação à versão da Disney). Mas o que ele tem muito é a estrutura física com toda sua beleza.

A história é conhecida, Branca de Neve, que pela sua beleza (exatamente aquela que sua mãe desejou) branca como a neve, vermelha como o sangue e negra como o ébano, que culmina nas cores de sua pele, seus lábios e seus cabelos, respectivamente, desperta a inveja da Rainha, sua madrasta, ao descobrir, através de seu espelho mágico que NÃO é a mais bela do reino. Esta maldosa rainha faz três tentativa de destruir Branca de Neve e, o que eu achei um absurdo sob minha visão adulta, Branca de Neve inocentemente cai nas três armadilhas da mesma bruxa. Ressalte-se: com a mesma aparência.

Dois pontos são originalmente das histórias dos Grimm e diferenciam das outras versões amenizadas e romantizadas espalhadas por aí: o fato que Branca de Neve não é despertada por um beijo, mas porque o sacolejo de seu caixão de vidro faz com que o pedaço da maçã envenenada que estava em sua garganta saia, e o fato da punição da Rainha, já no final feliz da Branca de Neve, que descreve que a mesma dance sobre sapatos de ferro aquecido sobre carvões em brasa com tenazes até cair morta.

Algo que também me fez ficar contrariada foi o amor do Príncipe pela princesa “morta” e, ao acordar, ela é “intimada” a casar com ele, e aceita como amor verdadeiro, mesmo sendo a primeira cena que ela vê após seu longo sono. Mas, são contos de fadas mantendo o máximo de sua originalidade.

Lançado pela Geração Editorial e com apenas 80 páginas, o livro é uma verdadeira obra de arte. As ilustrações são de Camille Rose García, artista visual americana que é conhecida por seus trabalhos góticos e arrepiantes. Uma mistura de romantismo, do grotesco, da morte e da vida, da expressividade e de muitas e muitas cores. Nossa, eu achei perfeito.

Vejam algumas imagens:



Até o texto seguiu o padrão com alguns parágrafos iniciais ou falas destacadas em páginas inteiras:


Considero um livro para colecionadores. Com capa dura, páginas com brilho e mais grossas, complementando todo o material diferencial. Minha nota de avaliação foi 4, não pela história, mas pelo design gráfico, que foi algo que eu esperei ter e não me decepcionei. Espero que gostem.



9 comentários:

  1. Os irmãos são demais né?Eles sempre querem nos trazer algo diferente :)
    HAHAHAHA
    Amei sua resenha <3


    beeijão <3
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Carol, eles são demais.
      Não é a toa que eu gostaria de adquirir todas as versões possíveis deles.
      Obrigada flor!

      Beijão!

      Excluir
  2. Oi Alana e Jess!
    Adorei o post e achei realmente linda a parte gráfica. Muito linda mesmo! Meio Tim Burton.
    Gosto muito de contos e fábulas, mas apesar disso, prefiro os menos conhecidos.
    Um beijo!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana!
      Que bom que gostou!
      Ele é Maravilhoso mesmo!
      Eu gosto de ter domínio sobre os mais conhecidos e acumular os menos conhecidos também!

      Beijo!

      Excluir

  3. Oi Alana,
    Eu adoro a Branca de Neve, é claro que o feminismo me deixou meio de bode com essa coisa de príncipe beijando princesa dormindo, mas ainda assim eu gosto muito dos contos de fadas! E uma coisa que gosto ainda mais são livros com diagramação caprichada assim *-*

    Um beijo!
    Inventando Assunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline.

      Foi exatamente essa veia feminista que me levou a torcer o nariz diante de várias situações. Coisas como "Ah, pelo amor de Deus!"
      Mas, como eu escrevi, eu gosto das fábulas e contos de fadas por motivos maiores haha
      E essa obra de arte então!

      Um beijo!

      Excluir

  4. Oi Alana,
    Eu adoro a Branca de Neve, é claro que o feminismo me deixou meio de bode com essa coisa de príncipe beijando princesa dormindo, mas ainda assim eu gosto muito dos contos de fadas! E uma coisa que gosto ainda mais são livros com diagramação caprichada assim *-*

    Um beijo!
    Inventando Assunto

    ResponderExcluir
  5. Oi Alana,
    Gosto bastante das princesas e a Branca de Neve é uma linda história.
    Edição linda essa, queria para minha estante *-*
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!
      Concordo com você!
      Acompanha o blog e as contas de ig que vai rolar sorteio!
      Quem sabe você não é a sortuda da vez?

      Beijos!

      Excluir

Obrigada pela visita!
Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe aqui o link do seu blog que retribuirei a visita. Beijos ;*


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo