Oie Colecionadores lindos, tudo bem com vocês??
Inaugurando esta sessão "Conhecendo o autor" com a melhor de todas: J.K. Rowling.
Joanne Rowling nasceu em julho de 1965 e é a autora dos sete livros que compõem a série Harry Potter (mas isso vocês já sabem!), publicada entre 1997 e 2007 e que já ultrapassou a marca de 450 milhões de exemplares vendidos em mais de 200 países.
Certamente, é a autora mais lida do mundo. Seus livros foram traduzidos para 73 línguas e adaptada para as telinhas do cinema em 8 longas-metragens de grande sucesso.
J.K. Rowling recebeu vários prêmios e honrarias, como a Ordem do Império Britânico por serviços prestados à literatura infantil, o Prêmio Príncipe das Astúrias para a Concórdia, a Legião da Honra da França, entre outros.
Hoje em dia ela apoia várias causas beneficentes e é a fundadora da Lumos, uma instituição que trabalha para transformar a vida de crianças carentes no mundo todo.
Quem vê o sucesso da autora nos dias de hoje talvez não saiba das dificuldades que ela passou para chegar até aqui. A vida de J.K. Rowling teve vários contratempos e várias reviravoltas.
Quando pequena, a autora brincava com sua irmã fingindo serem bruxas. Tinham um vizinho de sobrenome Potter. Isso aí... Foi daí que a autora retirou o nome para o nosso famoso bruxinho!!!
Extremamente inteligente, Joana cresceu tirando notas máximas na escola, se preparando para fazer faculdade de Escrita Criativa na Universidade de Oxford. Sendo assim, foi obrigada a fazer faculdade de Línguas estrangeiras. Trabalhou em diversos empregos, mas não estava feliz em nenhum.
Foi morar em Portugal, para trabalhar dando aulas de inglês. Lá conheceu seu primeiro marido, teve sua primeira filha, Jéssica.
Segundo rumores, o primeiro marido se tornou abusivo, e a autora chegou a sofrer muito com isso, necessitando sair de casa.
Depois disso, passou a viver com a ajuda de um benefício do governo (mais ou menos como um bolsa família aqui no Brasil). Em uma viagem de trem, a autora teve um sonho e acordou com a ideia de escrever o livro de Harry Potter.
J.K. Rowling tem uma inteligência tão grande que antes mesmo de escrever o restante da série, já tinha escrito o último capítulo do último livro.
Quando acabou de escrever Harry Potter e a Pedra Filosofal conseguiu um agente, que enviou o manuscrito para diversas editoras. Harry Potter e a Pedra Filosofal foi recusado DOZE VEZES antes de ser aceito e virar o sucesso que é hoje.
O livro foi publicado pela primeira vez pela Bloomsbury Children’s Books em junho de 1997, sob o nome de J.K. Rowling. O "K", de Kathleen, nome de sua avó paterna, foi acrescentado a pedido de sua editora, que pensou que o nome de uma mulher não seria atrativo para o público-alvo de jovens garotos.
O segundo título da série, “Harry Potter e a Câmara Secreta”, foi publicado em julho de 1998 e chegou ao topo das paradas dos livros adultos mais vendidos por um mês após a sua publicação. “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” foi publicado no dia 8 de julho de 1999, atingindo aclamação mundial, e passou quatro semanas como o mais vendido entre os livros adultos no Reino Unido.
O quarto livro da série, “Harry Potter e o Cálice de Fogo” foi publicado em 8 de julho de 2000 com primeira tiragem recorde de um milhão de cópias para o Reino Unido. Ele rapidamente quebrou todos os recordes de maior número de livros vendidos no primeiro dia de publicação no Reino Unido.
“Harry Potter e a Ordem da Fênix” foi publicado na Grã-Bretanha, nos EUA, no Canadá e na Austrália em 21 de junho de 2003 e quebrou os recordes de “Harry Potter e o Cálice de Fogo” como o livro mais rapidamente vendido da história. “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” foi publicado no Reino Unido, nos EUA e em outros países de língua inglesa no dia 16 de julho de 2005 e também quebrou recordes de vendas.
O sétimo e último livro da série, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, foi publicado no Reino Unido, nos EUA e em outros países de língua inglesa em 2007.
J.K. Rowling também escreveu dois pequenos volumes, que aparecem como livros escolares de Harry dentro dos romances. “Animais fantásticos e onde habitam” e “Quadribol através dos séculos” foram publicados em março de 2001 em prol do Comic Relief.
Em dezembro de 2008, “Os Contos de Beedle, o Bardo” foi publicado em prol do Children’s High Level Group (agora Lumos).
Em 2012, J.K. Rowling publicou o seu primeiro romance para adultos, Morte Súbita (Editora Nova Fronteira), que agora já se encontra disponível em 44 línguas.
J.K. Rowling também escreveu O Chamado do Cuco (Editora Rocco), seu primeiro romance policial com o pseudônimo de Robert Galbraith, Vocação para o Mal e O bicho-da-seda.
J.K. Rowling está atualmente escrevendo um roteiro para cinema, Animais Fantásticos e Onde Habitam, um roteiro original ambientado no mundo da mágica, muito familiar aos fãs de Harry Potter. Ele marca a sua estreia como roteirista e o início de uma nova série de filmes em parceria com a Warner Bros.
J.K. Rowling mora em Edimburgo com o marido e três filhos.
Para quem gostou da história de Joanna, eu indico um filme que conta toda a trajetória dela, e como ela teve inspiração para os livros... A Magia Além das Palavras.
O filme conta também de onde veio inspirações como, por exemplo: os Duendes de Gringots, Plataforma 9 3/4, e várias outras.
Querem ver algum autor por aqui?
Oi Jessica,
ResponderExcluirEu adoro a JK!
Quero conhecer a obra 'O Chamado do Cuco' já que só li os 'Harry Potter', mas é tanto amor por essa série que não tem como não aplaudir JK de pé.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
Oi Jéssica!
ResponderExcluirVocê não podia ter inaugurado a coluna com autor melhor!
Vou procurar assistir A Magia Além das Palavras para descobrir de onde ela tirou inspiração para tantos detalhes do mundo maravilhoso de HP.
Beijos,
alemdacontracapa.blogspot.com