slide

menu em imagem

Image Map

Use #colecionadoresdelivros no Instagram

[Resenha] Kings of Cool - Don Winslow

Livro: Kings of Cool
Autor: Don Winslow
Editora: Intrinseca
Número da Edição: 1ª
Ano da edição: 2013
Número de páginas: 306
ME FODE.”
Calma, calma, CALMA! Não vou aqui começar nenhum conto pornô não! Acontece que a PRIMEIRA frase do livro na página 9 é essa ai.
E, se a intenção do autor é causar IMPACTO desde a primeira frase do livro, tenho que dizer: ele consegue!
Segundo minhas fontes de pesquisa, Kings of Cool foi lançado após Selvagens (também de autoria de Don Winslow) e é um livro que conta a história pregressa dos personagens Ben, Chon e O' (Ophelia) de maneira que o leitor fique sabendo como eles se transformaram nos personagens do livro (e posterior filme) Selvagens.


Confesso pra vocês que ainda não li Selvagens, mas assim que terminei a leitura de Kings of Cool fui correndo atrás de assistir o filme e... não gostei do filme. PORÉM, comprei o livro Selvagens porque tenho CERTEZA de que deve ser tão brilhante quanto Kings of Cool.

Voltando ao que interessa.... A sinopse do livro fala que ele foi lançado como uma história complementar para explicar o passado dos 3 personagens principais. Do meu ponto de vista, esse livro é MUITO MAIS que uma história complementar: é uma obra prima!

Ele conta toda a formação de uma rede de produção e comércio de drogas que surge na Califórnia em 1967 de forma casual e que cresce ao ponto de fazer negócios com um grande cartel Mexicano. Paralelamente, ele pula para o ano de 2005 e narra a história de como Ben, Chon e O’ se conhecem e montam seu próprio negócio (produção e venda de maconha). Como passado e presente se cruzam? Só lendo o livro pra saber! Mas já adianto: é GENIAL!

Falando agora sobre o estilo do autor, é um tipo de texto totalmente diferente do que eu já tinha lido. É uma mistura de novela (devido à quantidade de histórias paralelas) com romance (devido ao longo período de tempo de que o livro trata) com roteiro de filme. A narrativa é rápida, tem vários cortes e capítulos curtos (pra dar a ideia de que tudo está acontecendo ao mesmo tempo). Além de se valer de recursos que normalmente são usados na escrita de poemas. Observem esse trecho:



Não sou perita em Literatura, mas esse tipo de estrutura está presente em todo o livro e, apesar de não saber classificar no momento, foi uma característica que me chamou atenção.
Nesse mesmo trecho, observem que ele descreve o que se passa nos pensamentos do personagem. Essa forma de escrever também remete a isso: a rapidez do pensamento.

Em alguns sites onde o livro estava à venda, vi comentários de pessoas criticando o livro dizendo que a linguagem é muito chula e que não conseguiram ler “esse tipo de coisa”.
Respeito muito a opinião de todos, mas, minha gente, LITERATURA É ARTE, e, como toda arte, é uma forma de retratar a REALIDADE.

Pergunto a vocês: vocês acham que os vendedores e compradores de drogas se comunicam por ai através da norma culta da língua no seu dia-a-dia???? CLARO QUE NÃO!
O autor não quis desrespeitar ninguém ao usar essa linguagem pesada [e BEM pesada, diga-se de passagem], ele apenas quis dar veracidade à sua história e te digo: ele consegue!

Portanto, se você decidir ler esse livro, vá com a mente ABERTA.

Sexo, drogas, cobiça, traição, corrupção, prostituição, amor, desejo, amizade... Tudo num livro só, que conta uma história tão complexa quanto são os sentimentos e relações humanas.

Eu amei! E mal posso esperar pra ler Selvagens e vir contar tudo aqui pra vocês!

Beijos!

Minha Classificação para este livro:

6 comentários:

  1. Oi Je!
    Mulher, tu me deixou com uma bela de uma vontade de ler esse livro.
    Gosto de livros antes de tudo, bem escritos. Que me fisguem pela história e pela escrita indeindependente de sua linguagem.
    Parabéns pela resenha e eu vou procurar pra ler.
    Beijos!
    Lua.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana! =]
      Quem postou essa resenha fui eu! hahaha sou colaboradora aqui no blog!
      Que bom que vc gostou da resenha e se interessou pelo livro! Fico muito feliz!
      bjos

      Excluir
  2. Eu tenho o Selvagens, ainda não li e nem assisti ao filme. Mas fiquei ainda mais animado com o livro após ver tantos elogios a ele aqui, mesmo esta não sendo a resenha dele uheueheuheueheuh

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius!

      Cara, eu não gostei do filme Selvagens. Tou lendo o livro e vou fazer uma resenha comparando os dois! =D
      O estilo da escrita é o mesmo do Kings of Cool. Acredito que se vc ler Selvagens e depois for ler Kings of Cool, a história vai ficar ainda mais interessante pra você!

      Beijos!

      Excluir
  3. Mais um pra minha lista. Deoss, onde vou parar? Me interessei muito pelo enredo e tudo mais, é bem fora da minha zona de conforto e eu to precisando disso.
    Beijoss

    http://jubaqueen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia!

      Olha, sem dúvida é um livro que vale a pena ter na estante viu!
      Eu comprei, li, dei de presente pra minha amiga Jéssica aqui do blog, depois comprei outro pra mim de novo! kkkkkkk Não consegui ficar sem! xD
      Beijos!

      Excluir

Obrigada pela visita!
Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe aqui o link do seu blog que retribuirei a visita. Beijos ;*


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo