slide

menu em imagem

Image Map

Use #colecionadoresdelivros no Instagram

[Resenha] O Continente volume 1 (O Tempo e o Vento parte 1) - Érico Veríssimo

Livro: O Continente- vol. 1
Autor: Érico Veríssimo
Editora: Companhia das Letras
Número da Edição: 3ª 
Ano da edição: 2004
Número de páginas: 413

Na verdade eu li esse livro em meados de 2008 (provavelmente), não tenho muita certeza, foi na época em que eu estava estudando pro vestibular da UFC e Ana Terra – uma parte desse livro- estava na lista de indicados pra prova. Desde essa época eu fiquei loooooooooooouca pra ler toda a saga O Tempo e o Vento. Porém, só consegui  adquiri-los em 2015 e assim, iniciei a leitura desse livro, mas só concluí no início de 2016 porque 2015 foi uma temporada muito difícil na faculdade. Mas, enfim, vamos ao que interessa!

O Continente é o primeiro livro de um total de sete que constituem a Saga “O Tempo e O Vento” escrita pelo saudoso Erico Verissimo. Ela conta a formação do Rio Grande do Sul à partir da história da família Terra-Cambará.
O livro está dividido nas seguintes partes:  O Sobrado I, A Fonte, O Sobrado II, Ana Terra, O Sobrado III, Um certo capitão Rodrigo e O Sobrado IV. 
Nesse primeiro volume, o leitor acaba se envolvendo mais com os personagens e prestando menos atenção nos fatos históricos que acompanham a narrativa. Erico Verissimo mescla o presente e o passado da família Terra-Cambará intercalando as partes A fonte, Ana Terra e Um certo capitão Rodrigo com O Sobrado I, II, III e IV. O Sobrado  conta o que se passa entre a noite 24 de Junho de 1895 até a noite de 25 de junho de 1895 durante um cerco que a família sofre devido à Revolução Federalista. Já as outras partes contam os primórdios da formação da família Terra-Cambará.


É importante dizer que essa obra tem uma característica diferente: cada parte conta a história de um personagem diferente da família. É como se tivéssemos vários livros em um só, porém, todos esses ‘livros’ conversam entre si.

Na minha opinião, foi uma forma muito inteligente de se contar uma história, pois o leitor fica curioso de saber como todas as histórias se relacionam no final.

Falando sobre os personagens mais marcantes do livro:

Ana Terra- símbolo da mulher guerreira, trabalhadora e destemida. Aquela mulher que mesmo depois de perder tudo e sofrer violências, encontra forças para recomeçar a vida com o pouco que a vida lhe oferece. Ela com certeza nos leva a refletir o quanto somos capazes de nos reconstruir: basta ter coragem.

Capitão Rodrigo Severo Cambará- corajoso, alegre, mulherengo, impulsivo. Gosta de jogar, beber, ter mulher, cantar e principalmente guerrear. É aquele personagem que apesar de fazer tudo errado, conquista o leitor pelo carisma. Conquista o leitor, quase toda Santa Fé e, principalmente, o amor de Bibiana . Foi a parte do livro da qual mais gostei =)

Simplesmente me apaixonei pela escrita de Erico Verissimo, virei fã incondicional! Ansiosa para terminar de ler toda a saga e falar pra vocês a minha visão geral dessa obra tão marcante para a literatura brasileira!
E a saga continua... em breve, resenha do segundo livro - O continente vol. II-  fechando a primeira parte de O Tempo e O Vento.






6 comentários:

  1. Eu adoro esse livro! Eu fiquei curiosa para ler depois de assistir o filme, achei muito linda a história! Um dos meus clássicos favoritos

    Beijokas da Mylloka :*
    https://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mylla!
      Eu ainda não assisti o filme, vou deixar pra ver depois de concluir os livros hahaha
      Mas leia, é uma experiência incrível e uma aula de história do Brasil e do Rio Grande do Sul! <3

      Excluir
  2. Gostei da resenha Paloma. Pelo que você citou a respeito da protagonista Ana Terra, acredito que irei gostar bastante da história. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa!
      Você não vai se arrepender de ler essa história! Vai se viciar! xD

      Excluir
  3. Ai, tu sabe que eu li Ana terra e Um certo Capitão Rodrigo na adolescência e era tão burra que não sabia que tinha esta sequÊncia e fiquei sabendo agora. Preciso reler tudo de novo porque o Érico Veríssimo é meu autor preferido que me induziu a ler livros de qualidade e não só aqueles bobos que eu lia na época.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Greice!
      Não se culpe! A forma como são vendidas essas histórias separadamente realmente não deixa explícito se há continuação ou não! Fico muito feliz que meu post tenha contribuído pra que você soubesse dessa informação!
      Leia a saga inteira, garanto que você ficará ainda mais apaixonada pelo Erico Verissimno!
      #EricoLovers

      bjos!

      Excluir

Obrigada pela visita!
Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe aqui o link do seu blog que retribuirei a visita. Beijos ;*


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo