slide

menu em imagem

Image Map

Use #colecionadoresdelivros no Instagram

[Resenha] Biblioteca de almas #3 - Ransom Riggs


Biblioteca de Almas
Série: O Orfanato de Srta. Peregrine para crianças peculiares #3
Autor: Ransom Riggs
Tradutora: Fernando Carvalho
Editora: Intrínseca
Edição: 1
Ano da edição: 2016
Páginas: 416
Gênero: Fantasia

SINOPSE

Biblioteca de Almas é o último volume da celebrada trilogia iniciada com O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares. Neste terceiro livro, depois de sofrer com a morte do avô, conhecer crianças com habilidades peculiares em uma fenda temporal e partir pelo mar em uma busca desesperada para curar a srta. Peregrine, Jacob vai finalmente enfrentar a inevitável conclusão dessa turbulenta jornada. 
Jacob descobre uma poderosa habilidade e não demora a explorá-la para resgatar os amigos peculiares e as ymbrynes da fortaleza dos acólitos. Junto com ele vai Emma Bloom, uma menina capaz de produzir fogo com as mãos, e Addison MacHenry, um cão com faro especial para encontrar crianças perdidas.
Partindo da Londres dos dias atuais, o grupo vai percorrer as ruelas labirínticas do chamado Recanto do Demônio, uma complexa fenda temporal que abriga todo tipo de vícios e perversões. É ali que o destino de peculiares de toda parte será decidido de uma vez por todas. Tal como os volumes anteriores da série, Biblioteca de Almas une fantasia, aventura e sombrias fotografias de época para criar uma experiência de leitura única.

Finalmente terminei a trilogia. Posso dizer que superou minhas expectativas.


Depois da experiência um pouco frustrante com o segundo livro da série, peguei esse livro com um certo receio. O livro realmente consegue desenvolver uma nova trama que se conecta com os livros anteriores, fechando os conteúdos com as pontas que estavam soltas, respondendo ao máximo todas as dúvidas deixadas ao longo dos livros.




Apesar de tudo isso, depois de ler todos os livros e o "Contos Peculiares", posso concluir que encontrei pouquíssimos erros de revisão (mas ainda assim encontrei), a narrativa é simples e fluida, mas por vezes cheguei a me incomodar com a falta de mais detalhes sobre o ambiente, roupas, características físicas. Algumas vezes eu lia um parágrafo e não conseguia visualizar o ambiente, precisando voltar alguns trechos para conectar. Ou talvez eu apenas tenha me acomodado com autores detalhistas.





O que eu curti na trilogia toda foi a desenvoltura da estória, o clímax bem construído, a genialidade das criações, quando você, apesar de se antecipar - pela experiência de leituras - e acertar muitos acontecimentos na trama, ainda assim, é surpreendido pelo autor. Sob o meu ponto de vista, isso dá uma sensação satisfatória ao leitor. Gostei muito do amadurecimento de Jacob, vi acontecer algumas cenas, lá para 3/4 do livro, que eu estava esperando por toda a trilogia para finalmente ler o que aconteceu. Vibrei mesmo. "Finally".

O que eu não gostei foi o romance entre Jacob e Emma que, apesar de ser declarado um amor romântico, não senti muito romance ou algo que me convencesse de que era algo mais que uma paixão. A começar pela diferença de idade/experiência, pois apesar de quase a mesma idade, Emma teria quase a mesma idade (e humor) que o avô de Jacob; ele, por sua vez, é um adolescente altamente inocente em vários aspectos, no mundo peculiar, ou normal. Minha opinião a respeito é de que talvez o autor não soubesse trabalhar bem relacionamentos, e tenha se utilizado de palavras pobres para contar que existia um amor forte, não me convencendo disto.

E por falar em não gostar, eu definitivamente odeio a Emma. Gente, raramente é descrita alguma cena em que a menina ri. Ela é tida como forte, por aguentar muita coisa e, sim, a história de vida dela é comovente. Mas nada justifica o mal humor dela - exceto traço de personalidade - o tempo todo, e, ao contrário do que o Jacob pensa, eu acho que nem sempre a impulsividade de Emma (ou teimosia) seja porque ela sabe muito mais que ele, acho que ela fez o grupo perder algumas oportunidades, vacilando, ao invés de evoluir. E também acho que ela antipatiza com todo muito e é bem instável. Bem, se eu não tivesse sentido tudo isso (e talvez mais um pouco) por ela, tenho certeza de que teria amado muito mais essa trilogia. O final dela também foi excelente, embora eu ainda desconfie de que o embasamento científico dado para justificar tenha sido apenas uma criação autoral para finalizar de qualquer jeito de uma forma satisfatória.

O terceiro livro segue o padrão de lançamento da Intríseca, com várias fotos que viciam na medida em que você lê e precisa ver a imagem para concretizar o que leu; lindo de morrer, com direito a Jacket e tudo, vejam:



Quando se trata de distopias, "mutantes" (ou peculiares) e suspense, eu recomendo essa trilogia.



Acesse as resenhas dos livros anteriores e do filme nos links abaixo.

3. Biblioteca de Almas





6 comentários:

  1. Sabe que tenho um pouco de medo de ler esse livro? hahaha só a capa já me assusta! Acho que a história deva ser maravilhosa e bem construída, mas tenho medo só de imaginar os personagens x)

    Beijoss
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel.

      Pois não precisa ter medo algum, não é terror nem ao olhar para as fotografias hahaha
      Os personagens são peculiares, apenas.
      Mas tá mais para infantojuvenil.

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi!!
    Toda vez que vejo resenha sobre essa série de livros eu fico chateada comigo mesma por não conseguir terminar de ler o primeiro! Eu vi o filme, sei que tem muitas coisas diferentes do livro, mas não consegui, ainda, terminar a leitura!
    Mas força!
    Adorei a sua resenha!
    Beijão
    www.a-toca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lua

      hahahaha imagino, também tenho esse mesmo sentimento em relação a alguns livros que estão na minha listinha haha
      Força!
      Muito obrigada!

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Alana
    Eu continuo na dúvida se leio ou não os outros livros da série, na verdade eu li somente o primeiro, até gostei do enredo, mas não achei tudo isso sabe. Mas quem sabe um dia eu concluo a triologia.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa

      Sim, eu também gostei do enredo, mas também não achei tudo isso, mas eu preferi dar uma olhada crítica nas partes boas da trilogia.
      Espero que algum dia você sinta vontade de voltar a ler essa trilogia.

      Beijinhos.

      Excluir

Obrigada pela visita!
Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe aqui o link do seu blog que retribuirei a visita. Beijos ;*


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo